7.7.10

Cronograma

Cronograma: Fase #01

A pesquisa. (REALIZADO)
Na primeira fase recolhi e analisei imagens e peças visuais de artistas das vanguardas, nomeadamente do Cubismo, do Dadaísmo e do Surrealismo, nas mais variadas formas de expressão artística como a pintura, fotografia, design, literatura e cinema. O mesmo procedimento foi realizado em torno da poesia visual, pesquisei e analisei poemas concretos de artistas portugueses e brasileiros das décadas mencionadas.
Realizei um levantamento bibliográfico, dividido por temas, como as vanguardas, a poesia visual e os novos media.

O blog. (REALIZADO)
A criação do blog poesiavisualnosnovosmedia.blogspot.com, irá servir como um “diário de bordo”, no qual irei registar toda a minha pesquisa e desenvolvimento criativo.


Cronograma: Fase #02

On-line. (REALIZADO)
Na segunda fase deste projecto, realizei um levantamento de aplicações on-line, assim como referências de artistas contemporâneos que usem os novos media nos seus processos de desenvolvimento artístico.

No portal de aplicações creativeaplications.net deparei-me com um universo infinito de aplicações e plug-ins. Para este novo tipo de arte, arte generativa, pesquisei e tratei um conjunto de informação, relativa a este tema, de modo a conseguir apreender, que resultados e benefícios poderia obter. Surgiram, então novos artistas e novos conceitos que me poderiam ajudar no processo criativo. Artistas como Nacho Gil, Jonathan Puckey ou Casey Reas apresentam uma obra totalmente dedicada à arte algorítmica.


Nacho Gil, Jonathan Puckey e Casey Reas

O processo criativo. (REALIZADO)
Depois da escolha dos poemas, divididos por décadas e da escolha das aplicações, iniciei o processo criativo. O primeiro poema escolhido foi Transparência, um poema de um conjunto de poemas da colecção Ideogramas, de E. M. de Melo e Castro, datado de 1964.


Para essa ilustração utilizei uma imagem, um plug-in e uma aplicação on-line. Principal ideia será juntar estes elementos por camadas: um fundo (aplicação), uma imagem, uma mancha (plug-in, aplicação freeware) e uma camada textual (plug-in).

O resultado final não pode ser divulgado.


Cronograma: Fase #03

O relatório. (EM DESENVOLVIMENTO)
Desenvolvimento do relatório final e da memória descritiva que servirá de sustentação teórica para a exposição. As vanguardas, a poesia visual e os novos media serão os três principais temas que serão aqui desenvolvidos.
Da pesquisa visual das vanguardas aos novos artistas das novas media, todos os elementos de pesquisa irão estar presentes nos anexos do relatório.

A exposição.
(EM DESENVOLVIMENTO)
Na terceira fase estará presente a organização, criação da imagem e divulgação da exposição.