7.7.10

Contextualização

Como já tinha referido anteriormente, este projecto tem como finalidade analisar e reflectir sobre a poesia visual, finalizando com um exposição que reúne um conjunto de peças gráficas. Será a minha interpretação de poemas seleccionados das décadas de 1950 a 1980. 

Como forma de sustentação teórica e de inspiração artística, irei abordar as três principais fases da poesia visual no século XX: a influência das vanguardas como o Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo, assim como o seu reflexo nos anos 60, década do culminar da poesia visual em Portugal e num terceiro momento, a utilização dos novos medias como forma de expressão artística na contemporaniedade.

Com este projecto pretendo interligar a poesia visual da década de 50, 60, 70 e 80 com as técnicas dos novos media da actualidade, unindo o verbo ao visual e ao sonoro, misturando técnicas e medias, criando um novo modo de ver os poemas concretos, relacionando, assim, os Novos Media com a Poesia Visual.

Inicialmente tinha pensado desenvolver as ilustrações no programa de animação Adobe Flash mas depois de pesquisar, este método tornou-se pouco original e já tinha sido explorado por artistas portugueses como está presente no site de poesia experimental portuguesa po-ex.net. Poemas de artistas como E. M. de Melo e Castro, Ana Hatley, Alberto Pimenta ou António Aragão, têm sido explorados na linguagem de programação ActionScript. Para inovar não poderias seguir estes exemplos, de tal modo, comecei por procurar na internet aplicações que me ajudassem na criação das ilustrações. Algo que já esteja pré-programado.

O que pretendo não é criar um programa, uma vez que isso exigiria de mim formação que não tenho na área da programação, mas sim utilizar aplicações e plug-ins já criados e disponíveis, quer para download, quer para desenhar on-line. Desta forma irei também recorrer a aplicações para o iPod/iPhone.