19.8.10

Projecto "Exposição Poesia Visual nos Novos Media"

Estes são apenas exemplos de artistas que usam a programação ("processing") para gerar imagens. Eu tentei ir mais longe e usei o processing, aplicações freeware, aplicações online, plugins e o ipod, para criar as minhas ilustrações, sempre com os poemas presentes.

"Transferir" os poemas visuais para os novos media. Assim como são "transferidos" os poemas (visuais, concretos ou experimentais) no site po-ex.net, para actionscript, eu pretendo fazê-lo utilizando outras técnicas. Neste exemplo, Rui Torres fez uma versão hipermedia do poema Algarismos Alfinete de Salette Tavares:
http://po-ex.net/index.php?option=com_content&task=view&id=24&Itemid=35&lang

Ilustrações, peças gráficas, imagens digitais, se os poemas "contam" histórias ou se narram acções, porque não ilustrar, desenhar com o ipod, com o pc, com o processing, com o quartz composer?

O que pretendo não é criar um programa, uma vez que isso exigiria de mim formação que não tenho na área da programação, mas sim utilizar processing em código aberto, aplicações e plug-ins já criados e disponíveis, quer para download, quer para desenhar on-line.

O meu projecto é muito simples e ao mesmo tempo muito complexo. Mas resume-se "um conjunto de peças gráficas, realizadas por mim, com inspiração concretista, que unem a poesia, a imagem e o som. As peças gráficas/ilustrações serão interpretações de poemas realizados por autores concretos a partir da década de 60, utilizando os novos media para a sua criação".
Eu só quiz pesquisar e exprimentar. Os poemas visuais foram só um ponto de partida.
E o resultado depois será divulgado.